Todos conhecem a declaração de Pedro, um dos mais ilustres apóstolos do Senhor Jesus, quando ele estava frente a frente às autoridades inquisidoras de seu tempo, dizendo: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”(Atos 4.12).
Pedro pagou o preço de sua declaração. Dizem os registros históricos que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo para não se igualar ao seu Mestre: Jesus. Agora, pergunto qual declaração está valendo nos dias de hoje do passado ou do presente.
Nos tempos de Jesus não havia templos, igrejas, as reuniões ocorriam em casa, nas grutas, nos lugares mais ermos possível para não serem identificados. Quantos sangues foram derramados por aqueles que não negaram a fé no Senhor Jesus. Com certeza, Pedro expressou o que ele vivenciou perto de Jesus, bem como os outros apóstolos, Paulo, João, etc.
A salvação é mediante a fé no Senhor Jesus Cristo. Ele é o Senhor da Igreja, portanto, as chaves estão em suas mãos. Quando ele estava de partida, Ele recomendou “Ide e pregai a toda criatura, quem crer e for batizado, será salvo”(Mateus) . Esta é condição sine qua non1, crer e depois batizar. Por isso que a fé é pessoal está vinculada estritamente a cada um. A prestação de contas é pessoal. Os nossos atos estão registrados no Livro, e, portanto, será aberto, quer sejam eles maus ou bons. Mas, quem pode justificar o homem ou a mulher. O termo justificado entende-se como por maiores que sejam os seus pecados, quando colocado diante de Jesus, e Ele levá-los na Cruz do Calvário, Ele dirá: “Perdoado estão os teus pecados”. E será aceito diante de Deus.
Existe nos dias de hoje, homens querem sobrepor julgo, Jesus não veio impor nenhum, entretanto, ele veio libertar homens e mulheres do peso, trazer liberdade aos cativos, curar os enfermos, apregoar o ano aceitável do Senhor. Deus é Espírito, importa que os adoradores o adorem em Espírito e em verdade (João). O Senhor não caberia dentro de igreja feito de areia, pedra, cimento, na verdade o que Ele quer é habitar nos corações das pessoas, nos pensamentos, nas atitudes desde que você permita livremente a sua atuação. Pois, Ele mesmo deixou a livre-escolha.
Portanto, que declaração aceitar do passado ou do presente. Se negarmos do passado temos que esquecer de vez toda a Escritura, e a nossa fé será